FRANCISCO PINTO
Metade dos alunos do Agrupamento de Escolas do Concelho de Miranda do Douro (AECMD) – num total de 850 – escolheu a Língua Mirandesa como disciplina de opção.
O número de alunos matriculados tem vindo a crescer nos últimos quatro anos, situação que é encarada como “ bastante positiva”.
“O mirandês é uma disciplina de opção o que vai aumentar a carga horária dos alunos. Por esse motivo está demonstrado o interesse da população escolar em aprender a escrever e falar a segunda língua oficial em Portugal”, salientou António Santos, presidente do AECMD.
“O interesse demonstrado pelos alunos em aprender mirandês ajuda à preservação da língua materna”, observou o docente.
Os responsáveis pelo ensino no concelho de Miranda do Douro acreditam que “quem souber falar mirandês poderá ter outras hipóteses de futuro na região em matéria de emprego e formação pessoal ”.
Apesar da procura, o Ministério da Educação ainda não reconhece a Língua Mirandesa como disciplinar curricular.
“É importante a criação de uma entidade exterior à Escola que prepare programas e manuais e mesmo tempo avalie os professores para depois se avançar para o reconhecimento oficial do mirandês como disciplina curricular”, frisou António Santos.
Apesar da procura, a Língua Mirandesa ainda não é reconhecida como disciplinar curricular
Na opinião do professor de Língua Mirandesa, Domingos Raposo, “o facto dos alunos se inscreverem na disciplina só revela que se interessam pela sua cultura e pelas suas raízes”. “Os alunos que melhores resultados escolares conseguem na disciplina de Língua Portuguesa, estão matriculados em Língua Mirandesa, uma situação que os valoriza”, conclui o docente.
No entanto, Domingos Raposo deixa um alerta: “o mirandês como língua minoritária está ameaçada de extinção”.
Para já os manuais de apoios disponíveis paras os estudantes de mirandês são a Convenção Ortográfica da Língua Mirandesa e um dicionário de mirandês/português. “Era importante a elaboração de um prontuário ortográfico de mirandês ”, salientou Domingos Raposo.
Recorde-se que mirandês é leccionado nas escolas do concelho de Miranda do Douro, desde o ano lectivo de 1986/ 87. Actualmente é ensinado desde ensino pré-escolar até ao 12.º ano.
(de l Jornal Nordeste, 21-09-2010)
Deixar ua Respuosta